Euro Tourinho completaria 99 anos



Por Homero Tourinho

No último dia 17/01/2021 Euro Tourinho completaria 99 anos, ícone do jornalismo rondoniense e quiçá um dos jornalistas que mais permaneceu em atividade no Brasil, bem como um dos pioneiro das terras de Rondon, faleceu há pouco mais de um ano com 97 anos, no dia 25/11/2019.

O jornalista foi diretor geral e proprietário com os irmãos Luiz Malheiros Tourinho e Neusa Malheiros Tourinho do extinto Jornal Alto Madeira, mais antigo jornal do Estado de Rondônia e que foi inaugurado em 1917 em Porto Velho e que este ano completaria em abril próximo 104 anos.

Em homenagem a essa figura ímpar do nosso Estado, a família Tourinho o homenageia juntamente com o Jornal Folha dos municípios e pública o texto "Festa no Céu" escrito por  sua nora Ana Maria Tourinho.


Festa no Céu!

17/1/2021- Euro Tourinho  hoje completaria 99 anos.

Há 2 anos, nesta data, voava para Porto Velho,  para um festejo especialíssimo: o aniversário de meu Sogro amado, Euro Tourinho. Festejamos em vários momentos, um deles, no Buraco do Candiru, que, depois do Alto Madeira, era tua confraria predileta. Aí, eras tratado como um Rei. Tive a oportunidade de testemunhar esta verdade, em várias ocasiões.

Aliás, Euro Tourinho reinava em muitos lugares, e, por que não dizer, em “sua” Porto Velho, onde eras, como eu te dizia, um famoso; mais, até, que estes artistas televisivos, que entram em nossas casas (infelizmente), com um leve toque em um botão. Você foi e é um verdadeiro ídolo, para todos. Lembro das vezes em que, em nossas conversas, relatavas episódios ocorridos nas ruas, restaurantes, ou seja, em locais públicos que confirmam esta afirmativa. E os selfies que eras convidado a fazer? Com pessoas do povo, de todas as idades, nas ruas, shopping, igrejas, etc... Aumentavas a audiência dos programas de rádio e TV, de que participavas, onde, com simplicidade e humildade, relatavas as experiências, contavas “causos” e histórias vividas. Algumas ímpares, como, por exemplo, quando, em um pau de arara repleto de candangos, invadiste Brasília, com o intuito de cobrar informações sobre essa construção, de Juscelino Kubitscheck, no início das obras da nova capital federal.

Euro Tourinho, as lições de vida, ética, perseverança, alegria e bem viver, certamente ficarão para sempre na memória de muitos. Viveste, dando exemplos da importância da honestidade e amizade, e, por várias vezes, demonstraste o grande coração que habitava teu peito.

Nós te perdemos há um pouco mais de um ano, mas, enquanto vida eu tiver, estarás comigo nas lembranças, recordações e aprendizados.

Que pena não haver telefone no céu, para que eu pudesse seguir, com nossos longos papos, alegres e descontraídos, quando, em algumas vezes, varávamos  a madrugada e molhávamos tuas  sábias palavras com uma geladinha, sempre de garrafa, quando te dizia: És a melhor faculdade de todas que frequentei. Quantas saudades!

Hoje, rezando, te espero em sonhos, para te contar as novidades e dizer que fazes muita falta.

A vida segue, e na verdade, a que estamos vivendo hoje, você não iria gostar. Isolamento não combina contigo. Aí onde te encontras, a Sogra certamente reunirá uma porção de amigos para festejar. Saudades sogro querido! Muitas. Sempre te amarei! 

Postar um comentário

0 Comentários