Instituto Phoenix inicia sondagem para a disputa ao Governo do Estado, Senado, e Deputado Federal em Rondônia

 Porto Velho, RO - O Instituto Phoenix divulgou hoje a primeira de uma série de sondagens relativas à eleição 2020 para os cargos de Governador do Estado, Senador e Deputado Federal em Rondônia.

Todas as pesquisas divulgadas foram realizadas em Porto Velho, que é o maior colégio eleitoral do Estado, e na vizinha Candeias do Jamari, na região do Vale do Madeira, e foi contratada pelo jornal O Parlamento, do Distrito Federal. A mesma pesquisa será realizada em outros municípios do Estado nos próximos meses, e também em 15 das 27 capitais do Brasil.


GOVERNO


Na sondagem estimulada (onde o eleitor escolhe um dos nomes previamente listados no questionário apresentado pelos pesquisadores), o deputado federal Léo Moraes (Podemos) comanda a primeira colocação com larga vantagem (24,5%) contra 11,4% do ex-governador Ivo Cassol (PP) e 9,6% do ex-deputado estadual Maurão de Carvalho (MDB).

A lista traz ainda o senador Marcos Rogério (DEM) com 6,9% e o governador Marcos Rocha (PSL) com 5,5% -mesmo percentual obtido pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB). Outros nomes estimulados na pesquisa são os do ex-prefeito de Ji-paraná Jesualdo Pires (PSB) com 5,1%, João Cipriano (PSDC) com 3,75(PSDC) com 3,7% e Ramon Cujuí (PT) com 3,1%. Confira o gráfico:

SENADO


No que diz respeito o Senado, a situação está mais equilibrada: O deputado federal e ex-prefeito Mauro Nassif (PSB) domina as intenções de voto com 12,4% de popularidade entre o eleitorado. Em seguida vem o ex-senador Expedito Junior (PSDB) com 9,8%, Jaime Bagatoli (PRTB) com 8,8% e Edgar do Boi (PSDC) com 8,2%. A pesquisa para o Senado foi espontânea, ou seja, o eleitor votou em seu candidato preferido, sem se preocupar com a listagem previa de políticos.

DEPUTADO FEDERAL


A disputa mais acirrada dentre as três será a de deputada federal. A quantidade de pré-candidatos prenuncia uma nova briga acirrada para 2022, com a presença de ex-deputados, candidatos derrotados a prefeito da capital, e pessoas de boa influência no meio político que vão utilizar o jargão das ´mudanças´ na próxima eleição.

No item 5 da pesquisa, foi perguntado: Em quem você vai votar para deputado federal na próxima eleição? A primeira colocação ficou com o Coronel Chrisóstomo (PSL) com 4,52%, seguido do ex-deputado federal Lindomar Garçom (PRB) com 3,72; Williames Pimentel (MDB) e Caetano Neto (PRTB) ficaram empatados com 3,52%; Edivaldo Soares (PSC) 3,33% e Breno Mendes (AVANTE) com 3,13% vêm logo em seguida.

A lista é composta por 24 nomes e você pode conferir abaixo todos os candidatos mais lembrados pelo eleitorado, lembrando que a margem de erro da sondagem é 3%, nível de confiança de 96% e 511 eleitores entrevistados.


Fonte: O Observador

Postar um comentário

0 Comentários