ELEIÇÕES 2022 - Ex-prefeita Glaucione lidera intenções de voto em Cacoal

 


 Adailton Fùria e Marcos Rocha amargam impopularidade numa época em que a pandemia flagela município

O  Instituto Phoenix divulgou hoje mais uma pesquisa de intenção de votos do segundo semestre de 2021 com vistas às eleições estaduais, iniciando pelo município de Cacoal, na chamada região do Café. Cacoal é um dos mais importantes municípios da política e da economia estadual. 

A pesquisa avaliou não apenas a preferência para deputado estadual no  município, mas também a adminsitração do prefeito Adailton Fúria, e do governador Marcos Rocha, a intenção de votos para presidente da República, além do trabalho dos vereadores da Câmara Municipal de Cacoal. 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Mesmo cassada no final do mandato, a ex-prefeita Glacuione Rodrigues continua com a popularidade em alta. No ITEM 3 da pesquisa “Na próxima eleição, em quem você vai votar para deputado estadual?”, 18,4% dos eleitores escolheram Glaucione como sua candidata. A lista traz ainda Coronel Vasquez (13,50%), Cirone Deiró (11,9)%), Pichek (9,70%) e Dr. Luiz Paulo (8,60%). 

O percentual refere-se ao IVD – Índice de Voto Definidos – que é calculado sem o voto dos indecisos. Na tabela abaixo, confria os nomes, os partidos e os percentuais obtidos por cada pré-candidato na pesquisa espontânea:

IMPOPULARIDADE: Marcos Rocha x Adailton Fúria

Dois quesitos da pesquisa em Cacoal aferiram a popularidade do atual prefeito Adailton Fúria e do governador Marcos Rocha, e o resultado não foi nada satisfatório. A  pergunta feita pelos pesquisadores sobre os dois gestores foram: “De 0 a 5 qual a nota que você dá para o atual prefeito e para o atual governador”. 

O Índice de Aceitação Popular de Marcos Rocha foi um sofrível 36,81%, enquanto o de Adailton Fúria, 47,12%. Marcos Rocha terá que trabalhar muito se quiser se reeleger e Adailton (ex-deputadoe stadual) demonstra muita inexperiência como gestor. 

O que pesa muito na popularidade dos dois é justamente a gestão. Cacoal vem sofrendo muito com a pandemia do Coronavírus, o que vem pesando negativametne contra a Prefeitura; A reboque vem Marcos Rocha que governa o Estado com um dos piores índices de vacinação populacional do País, mesmo sendo aliado do presidente da República. 

PRESIDÊNCIA

Para presidente da República, a pesquisa estimulada apontou que 42,14% dos eleitores de Cacoal disseram que vão votar na reeleição de Jair Bolsonaro (Sem partido). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem em segundo com 24%, Sérgio Moro (sem partido) com 10,6% e Álvaro Dias (Podemos), em quarto com 8,3% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) é o 5º, com 7,4%. 

Na tabela abaixo, confira o nome dos pré-candidatos a presidente estimulados pela pesquisa, seus partidos, total de votos e percentuais obitos: 

CÂMARA MUNICIPAL

 O último item da pesquisa avaliou os seis primeiros meses dos vereadores da Cãmara Municipal de Cacoal (melhor atuação em 6 meses). A liderança ficou com o vereador Toninho de Jesus com 16%, seguido de João Pacheco (14,5%) e Dr. Paulo Henrique com 12,2%. A lista traz ainda Paulinho do Cinema (11,5%)e Magnilson com 10,7%. 

Na tabela abaixo, confira a gráfico com os nomes e os percentuais de avaliação de cada  vereador.

DADOS DA PESQUISA

Entrevistados: 295 eleitores

Período: 26 a 29 de junho de 2021

Margem de erro: + ou – 3%

Intervalo de Confiança: 96%

Contratante: Jornal Correio Continental

Estatístico responsável: Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A)






Fonte:https://www.folhadosmunicipios.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários