Onda de frio vai derrubar temperatura no Acre e mínima deve chegar a 12ºC, diz meteorologista do Sipam

 

Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco


Frio intenso chega ao Brasil na quarta-feira — Foto: Rede Amazônica

Frio intenso chega ao Brasil na quarta-feira — Foto: Rede Amazônica

Depois de dias de forte calor, as temperaturas no Acre devem despencar com a chegada do frio intenso, previsto para atingir o Brasil nesta quarta-feira (27). No estado acreano, esse forte frio vai baixar as temperaturas para até 12ºC em algumas regiões do estado.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em alguns municípios a sensação térmica ficará abaixo dos 10ºC durante a madrugada em cidades como Brasileia e Sena Madureira.

Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) divulgou que a previsão de frio irá se prolongar entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, provocando declínios de temperaturas entre 6ºC e 4ºC, especialmente nas áreas de maior altitude.

A massa de ar frio polar irá baixar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo na região Norte do país. Na serra gaúcha, por exemplo, a sensação térmica poderá chegar a -25°C.

"Essa frente fria chega aqui amanhã [quarta-feira, 28] no Sul da Amazônia no período da tarde e início da noite a gente já começa a sentir. Ela vai, principalmente, pelo Sul de Rondônia, Vale do Guaporé [Mato Grosso] e Sul do Acre. A queda de temperatura, nossa típica friagem, vai ser sentida em todo estado de Rondônia, no Acre e também no Mato Grosso na quinta-feira [29]", explicou o meteorologista do Sipam, Marcelo Gama.

O especialista destacou, porém, que as temperaturas não devem baixar tanto como em junho, que chegaram a 11ºC. Na época, segundo os dados, Brasileia registrou 11,1°C, Assis Brasil 11,4°C, Santa Rosa do Purus 12,2°C e Tarauacá 14,1° C.

Já em Rio Branco, o termômetro do Inmet localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac) marcou 12,7ºC. "Não vamos chegar a esse nível, mas esperamos uma temperatura de 12ºC em Rio Branco na sexta-feira [30], em Brasileia e Sena Madureira abaixo de 12º C, na Região do Vale Juruá cerca de 14ºC", reforçou.

Acreanos vão enfrentar uma nova frente fria a parti desta quarta-feira (28) — Foto: Cassius Afonso/Rede Amazônica Acre

Acreanos vão enfrentar uma nova frente fria a parti desta quarta-feira (28) — Foto: Cassius Afonso/Rede Amazônica Acre

Gama acrescentou que, com essas previsões, a sensação térmica ficará abaixo dos 10ºC pela madrugada. Durante o dia, as expectativa é que ventos moderados atinjam o estado acreano.

"Essa massa vem com vento, tendo uma temperatura de 12ºC, teremos uma sensação abaixo de 10ºC e até 8ºC. Mas, não temos esse número porque na sensação térmica teria que calcular", especificou.

Sobre chuvas, o meteorologista disse que apenas o Vale do Juruá tem previsão de chuva nesta quinta (29). Em nenhuma outra região do estado terá chuva.

"Esse frio vai ficar oscilando entre o dia 29 a 31, quando teremos um frio maior. Depois ficaremos sob o efeito da massa polar, na noite e madrugada com temperaturas mais amenas e durante o dia a temperatura vai voltando ao normal", concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários