JI-PARANÁ - Isaú Fonseca recebe lideranças do Povo Arara



O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), recebeu lideranças do povo indígena Arara, da aldeia Iterap, localizada na Linha 128. O atendimento ocorreu na quinta-feira (26), em mais um dia de gabinete aberto no Palácio Urupá.

Isaú Fonseca recebeu a visita do Cacique Firmino Arara, que veio acompanhado de mais três cidadãos indígenas, da coordenadora técnica local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Cleide Brás Bezerra, e Rosa Figueiredo, que faz parte da assessoria indígena do povo Arara.

“É o primeiro Prefeito que nos recebeu e nos atendeu, ouvindo nossas necessidades, e disse que vai nos ajudar. Saímos daqui satisfeitos, com a boa receptividade e atenção que nos foi dada”, destacou a representante indígena Rosa Figueiredo.

A demanda principal que os trouxe ao gabinete do Prefeito Isaú foi a necessidade de patrolamento da estrada da Linha 128 e a reforma da ponte do rio Prainha que dá acesso à aldeia.

“A Linha 128 é a estrada que dá acesso à aldeia, e, com isso, favorece e colabora com todos as demais ações que envolve o dia a dia dos moradores da região, saúde, educação e serviços sociais dos quais necessitam”, afirmou Rosa Figueiredo.

Reivindicação que o Prefeito Isaú Fonseca fez questão de dar atenção especial por compreender a importância da realização desses serviços o quanto antes, pois se trata de dar, a todos os moradores rurais, acesso às terras com boa e segura trafegabilidade e favorecer o escoamento dos produtos para a cidade.

“Produtos esses que nós, os moradores da cidade, precisamos e que os agricultores precisam vender para gerar rendimento financeiro para eles e suas famílias. Com o povo indígena não é diferente”, enfatizou Isaú.

A Linha 128 é uma estrada sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). E, por isso, o Prefeito de Ji-Paraná, em articulação com o Governo, uniu esforços na recuperação da infraestrutura viária no município.

“Nas estradas e pontes que são de nossa responsabilidade, são de competência do Município de Ji-Paraná, com certeza já estamos trabalhando e vamos continuar arrumando. Nas estradas do Estado, vamos cobrar o Governo para que o trabalho seja realizado”, concluiu Isaú Fonseca.

“Saímos daqui satisfeitos com a atenção do Prefeito e com a palavra dele de que vai nos atender em nossas reinvindicações”, concluiu o Cacique Firmino Arara.

O titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Enivaldo Soares, afirmou que os serviços estão sendo feitos nas estradas rurais daquela região. Atualmente, os maquinários estão na Linha 98, depois seguem para a linha 102, no limite entre Ji-Paraná e Presidente Médici.

O Município também irá trabalhar em melhorias nas linhas 74 e 78, que também dão acesso à Aldeia Iterap. Em breve, a Semosp irá trabalhar na reconstrução de pontes que dão acesso à aldeia.

Postar um comentário

0 Comentários