Sessão solene homenageia Emater pelos 50 anos de história de atuação em Rondônia

Solenidade festiva aconteceu no plenário Lúcia Tereza e reuniu além de deputados estaduais, servidores, produtores rurais, lideranças políticas e empresariais.



Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30, no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia sessão solene em alusão aos 50 anos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural  do Estado de Rondônia (Emater). A solenidade foi presidida pelo deputado Chiquinho da Emater (PSB) e contou com a presença dos parlamentares Cirone Deiró (Podemos), Luizinho Goebel (PV), Ribamar Araújo (PL) e Adelino Follador (DEM), do Secretário de Estado de Agricultura Evandro Padovani, presidente da Emater Luciano Brandão, lideranças da agricultura do estado, prefeitos, vereadores, representantes de prefeituras, Ministério da Agricultura e entidades ligadas à produção.

Um dos momentos importantes da solenidade foi a entrega de uma placa comemorativa em alusão ao cinquentenário da entidade, entregue pelo deputado Chiquinho ao presidente da Emater, Luciano Brandão, que em seguida subiu à tribuna para agradecer a comenda, agradeceu a presença de todos, fez um breve histórico sobre o crescimento da Emater nestes últimos anos e agradeceu a todos pelo apoio recebido para que a Embrapa consiga cada vez mais cumprir o seu papel de apoiar a produção rural do estado.

Em nome do governo do Estado, o Secretário de Agricultura Evandro Padovani assumiu a tribuna para enaltecer a Emater como propulsora da economia do Estado através da produção rural. Parabenizou a direção da empresa pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na administração da autarquia e a todos os servidores pela dedicação e compromisso com a agricultura e o desenvolvimento rural. Para ressaltar o desenvolvimento da agricultura no estado, a quem atribuiu importante colaboração à Emater, Padovani lembrou que em dezembro de 2019 a produção rural do estado era responsável pela movimentação de R$ 9,8 bilhões, enquanto que em abril de 2021, esses números saltaram para R$ 19 bilhões, representando, segundo o secretário a consolidação da produção rural como base da economia do Estado.

Para o deputado Cirone Deiró parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa de homenagear a Embrapa pelos seus 50 anos, destacando se tratar de uma justa homenagem, tendo em vista a importância da autarquia de assistência técnica e extensão para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. Cirone lembrou toda a evolução tecnológica de produção rural em Rondônia, nas diversas culturas, atribuindo à Emater, em parceria com os demais órgãos da agricultura do estado, a responsabilidade pelo sucesso.

O deputado Adelino Follador, que tem um histórico de trabalho desenvolvido para a agricultura do estado de Rondônia, onde foi secretário de agricultura, prefeito por 3 mandatos em Cacaulândia, destacou que a produção rural de Rondônia deve muito ao trabalho desenvolvido pela Emater. Ele lembrou que chegou em Rondônia em 1977 para conhecer o estado, se apaixonou e nunca mais saiu. “Neste período em que vivo em Rondônia junto com a minha família, acompanhei todo o desenvolvimento da agricultura e, especialmente, do trabalho da Emater, que não mede esforços, através de seus servidores, para garantir a produção rural e fortalecer a economia de Rondônia.

Para o Deputado Ribamar Araújo a Emater é um orgulho para o estado de Rondônia e celebrar esses 50 anos é uma forma de homenagear a todos os servidores que ajudaram a fazer essa história. “Quero parabenizar a todos por esta homenagem à Emater que é uma empresa muito importante para o nosso estado e destacar que é uma grande alegria pode dizer que acompanhei o desbravamento e o desenvolvimento do nosso estado. Há 40 anos em que estou em Rondônia acompanhei o desenvolvimento da nossa economia, da nossa produção rural e a Emater é base para esse sucesso. Rondônia é hoje um dos estados mais pujantes do Brasil e muito disso, devemos aos servidores e colaboradores da Emater”, disse.

O deputado Luizinho Goebel, líder do governo e um dos representantes da região do Cone Sul rondoniense, uma das regiões mais produtoras do estado utilizou a tribuna e destacou que o trabalho da Emater é tão importante para a produção rural de Rondônia. Em alusão a um vídeo apresentado na abertura do evento com a participação de agricultores assistidos pela empresa, o deputado destacou que “se não tivéssemos a Emater estaríamos todos perdidos na mata. A Emater é o nosso orgulho, é o orgulho da nossa agricultura. Funcionários como a dona Lucimara Alencar Menezes, que entrou na empresa em 1972, sendo a primeira funcionária da casa e que ainda está em atividade e o senhor José Pinto, admitido em 1973, são nossos exemplos, assim como tantos outros que fazem parte desta história e representam a dedicação e o empenho de cada um dos funcionários que nestes 50 anos ajudaram a construir esse legado para a nossa produção rural. Rondônia está de parabéns por possuir uma empresa como a Emater e nós, muito orgulhosos em poder comemorar essa data especial”, disse o deputado, que em 2022 completa 50 anos de idade e disse querer, assim como faz a Emater, continuar contribuindo com o desenvolvimento do estado.

Após os discursos das autoridades, o presidente da sessão solene Deputado Chiquinho da Emater, juntamente com os demais parlamentares, iniciou a entrega de títulos de Votos de Louvor como amigos da Emater, a servidores, agricultores, lideranças do setor da produção e lideranças políticas, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido neste 50 anos de história da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater).

O ex-deputado estadual Silvernani Santos, que presidiu o legislativo estadual por duas vezes também utilizou a tribuna. Lembrou do desenvolvimento do estado desde a década de 70 quando chegou em Rondônia, com destaque a atuação da Emater na produção rural. Lembrou aos presentes que Rondônia hoje é o sexto maior produtor de gado, se destaca na produção de grãos, de café e de cacau e atribuiu esse progresso aos produtores rurais e aos técnicos da Emater e demais órgãos que promovem o desenvolvimento da agricultura.

Finalizando os discursos do dia, o proponente da solenidade, o deputado Chiquinho agradeceu a presença de todos, pontuou a história da entidade no estado de Rondônia. Servidor de carreira da Emater e um dos presidentes que ajudou a construir a história da entidade autárquica no estado, aproximando o produtor rural às ações do Estado, através dos serviços técnicos, de pesquisa e extensão rural, agradeceu todos os governadores, desde Jorge Teixeira até Marcos Rocha pela atenção especial que todos dispensaram à Emater, garantindo condições para que o trabalho de apoio ao produtor rural fosse sempre continuado. Durante o seu discurso, Chiquinho agradeceu todo o apoio recebido pela Emater, especialmente dos produtores rurais, que sempre acreditaram no trabalho da empresa, colaborando e incentivando para o crescimento da agricultura e pecuária rondoniense.

“Todos os servidores efetivos, comissionados, presidentes, diretores estão de parabéns nesta data em que comemoramos os 50 anos da Emater. Cada um de vocês tem colaboração importante nesta história de sucesso, especialmente os produtores rurais que entenderam a importância da assistência técnica e extensão para o desenvolvimento da atividade rural. Rondônia cresceu muito nesses 50 anos e cada degrau desse crescimento tem participação especial da Emater. Estão todos de parabéns. Muito obrigado e parabéns Emater pelos 50 anos de sucesso e dedicação na produção rural de Rondônia”, disse.

 

Texto: Jocenir Sérgio Santanna/Ale-RO

Foto: Thyago Lorentz

Postar um comentário

0 Comentários