Força-tarefa formada pela PC, PM, PRF e NOA realiza operação para conter invasões de terras

 DA REPORTAGEM LOCAL



Uma força-tarefa formada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Núcleo de Operações Aéreas (NOA), realiza nesta sexta-feira (17) uma operação para combater invasões de terras na região de Ariquemes e Jaru.

No total, aproximadamente 112 policiais estão em campo para cumprir 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Jaru. Segundo a Polícia Civil, a operação é comandada por Rodrigo Camargo, delegado regional de Ariquemes, além do delegado Lucas Torres. 

Trata-se da Operação Erva Daninha, que tem como foco inibir as ações da Liga dos Camponeses Pobres, a LCP, que tem histórico de liderar várias invasões de terras em Rondônia. 

De acordo com a Polícia Civil, as ações estão sendo realizadas simultaneamente nas cidades de Ariquemes, Theobroma, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Governador Jorge Teixeira. A operação tem foco ainda em conflitos agrários como o ocorrido na Fazenda Morro Alto, propriedade com aproximadamente quatro mil alqueires. A fazenda já teria sido alvo de ação da LCP, aponta a polícia. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a operação tenta elucidar inúmeros crimes, entre eles esbulho possessório, crimes ambientais diversos como desmatamento ilegal, e extração ilegal de minérios, além de homicídio e tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de armas de fogo, constituição de milícia privada e associação criminosa. A polícia revela que todos estes delitos seriam ocorridos devido aos conflitos agrários comuns nas grilagens de terras no interior de Rondônia.






Postar um comentário

0 Comentários