MPRO participa do 1º Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça e Corregedores do Ministério Público da Região Norte

 O Ministério Público de Rondônia participa do 1º Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça e Corregedores do Ministério Público da Região Norte, iniciado na última quarta-feira (1º/9), com previsão de encerramento para sexta-feira (3/9), em Rio Branco (Acre), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O evento reúne Chefes e Corregedores do MP e Membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Participam do encontro o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, o Corregedor-Geral, Cláudio Wolff Harger, e o Diretor do Centro de Controle Disciplinar (CODI), Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite.

Para o Procurador-Geral do MPRO, o evento é uma oportunidade de diálogo, alinhamento e definição de estratégias do Ministério Público brasileiro para a região Norte. “Os MPs presentes ao encontro vivem realidades parecidas. A identificação desse cenário nos permitirá traçar um plano de trabalho comum para a região”, afirmou Ivanildo de Oliveira.

O Corregedor-Geral, Cláudio Wolff Harger, enfatizou a importância do evento para o fortalecimento de debates sobre temais locais, estreitamento de laços institucionais e de construção de diálogo com a sociedade. “A iniciativa é inovadora e profícua”, disse.



A programação teve início na noite de quarta-feira (1º/9), com a instalação da Ouvidoria das Mulheres no Ministério Público do Estado do Acre. Trata-se de um canal especializado para receber denúncias de violência doméstica e familiar, criado pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público.
 
Ainda no evento, foi lançado o Livro “Feminicídios no Acre: Uma realidade a ser enfrentada”, um diagnóstico produzido pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e Diretoria de Comunicação.

O ato foi marcado ainda pela entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público do Acre, Grau Grão-Colar, ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Militar, Antônio Pereira Duarte.

Para esta quinta, está prevista a realização de reuniões do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Publico (CNPGMP), ocasião em que serão debatidas questões de interesse do Ministério Público, além do lançamento, pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), do Feminicidômetro, Infográfico sobre feminicídios no estado e o Observatório de Violência de Gênero.

DCI- Departamento de Comunicação Integrada

Postar um comentário

0 Comentários