Sistema Diretivo do SINDSEF-RO aprova o Planejamento Orçamentário Anual da entidade para 2022


 

Por SINDSEF-RO

Aprovado por unanimidade, o Planejamento Estratégico e o Plano Orçamentário Anual do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO para 2022, apresentado pela Diretoria Executiva, teve anuência dos integrantes do Sistema Diretivo (Diretoria Executiva, Coordenações regionais e conselhos fiscal e de ética), em reunião virtual, realizada na quinta-feira (24).

O Plano Orçamentário Anual está previsto no Estatuto do Sindsef/RO e tem como finalidade definir a aplicação de recursos disponíveis da entidade, visando a realização dos interesses da categoria e a sustentação de suas lutas.

O presidente do Sindsef/RO, professor Mário Jorge Souza de Oliveira deu início a reunião específica, apresentando os conceitos de um Plano Orçamentário Anual e a importância de ser levado em consideração na hora de delinear previsões financeiras. Na apresentação, o presidente explanou sobre:

Dicas de como fazer um orçamento anual;

Definição de indicadores que são mais relevantes ao sindicato no período em questão;

Descrição de gastos previstos para o período;

Classificação dos gastos em uma tabela de orçamento anual, para facilitar a atuação dos gestores;

A necessidade do orçamento estar alinhado ao seu planejamento;

A importância da margem de segurança;

Os  possíveis cenários de um orçamento anual (otimista, realista e pessimista)

A avaliação dos resultados alcançados no ano e comparação das projeções

“Estamos trabalhando com transparência e responsabilidade com os recursos dos filiados Nosso compromisso é fazer um sindicato coeso e estruturado. O planejamento estratégico financeiro norteará nosso plano de ação para 2022, visto que as demandas são maiores que a receita e precisamos adequar o orçamento da entidade a realidade”, explicou Mário Jorge.

Logo após a explicação do conceito de plano orçamentário, a diretora de Assuntos Financeiros, Maria José Dias Ferreira (Mazé), apresentou o atual cenário financeiro e as previsões de receitas e despesas para 2022, de forma detalhada e dinâmica. Respondendo as dúvidas sobre quaisquer questionamentos sobre as prestações de contas e transparência financeira da entidade


Os representantes das Coordenações Regionais e Diretoria também tiveram a oportunidade de contribuir e expuseram suas opiniões sobre o plano e orçamento da entidade. A iniciativa do Sindsef/RO, foi elogiada pelo advogado Denyvaldo Júnior (Escritório Fonseca & Assis), que parabenizou o sindicato por incluir no planejamento estratégico, o orçamento financeiro claro e transparente.

O presidente Mário Jorge avaliou que a reunião foi realizada com sucesso, pois o Sistema foi unânime em compreender que o plano traça metas e ações possíveis de serem executadas. “Nossa gestão é comprometida com os filiados.  O que muda o destino de nossa luta sindical não são táticas simples, mas sim estratégias bem planejadas e executadas”, finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários