Cliente flagra rato em gôndola de pães em supermercado e filma ação de roedor; veja vídeo

 


Vídeo mostra rato “passeando” por cima de pães; caso revoltou consumidores; gerência de supermercado teria minimizado o problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Um vídeo mostrando um rato “passeando” por cima de pães em um supermercado de Ariquemes – cidade cerca de 200 km de Porto Velho – deixou parte da população estarrecida e com medo de possível contaminação. De acordo com depoimentos de pessoas que fazem compra no local, há a suspeita de que muitos consumidores compraram pães antes que o roedor fosse notado e filmado por uma cliente atenta.

Segundo a pessoa que fez o vídeo, a direção do supermercado minimizou o assunto e disse apenas que os produtos seriam retirados da gôndola. Revoltada, ela compartilhou a publicação com dezenas de usuários de um aplicativo de mensagens. Em menos de 24 horas, o vídeo já liderava o “Top Five” da pauta de assuntos na cidade.

Segundo moradores de Ariquemes que tiveram acesso ao vídeo, não há informação sobre as medidas sanitárias adotadas pela gerência do supermercado para evitar novas investidas de roedores.

Os moradores não informaram o desfecho final do caso. Também não sabem dizer o a presença de rato em pães teria sido denunciado à Vigilância Sanitária do Município. Um grupo de consumidores estuda a possibilidade de fazer denúncia e apresentar o vídeo como prova.

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO RATO

Estima-se que os roedores são responsáveis pela transmissão de 40 doenças, e o rato é considerado o principal transmissor. Entre todas as enfermidades podemos citar: leptospirose, peste bubônica, tifo murinho, febre de mordida de rato, raiva, sarnas, triquinose, salmonelose, micoses, hantavirose, entre outras.

Leptospirose: trata-se de uma infecção aguda, uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais, causada por uma bactéria do gênero Leptospsira. É altamente recomendável prevenir-se, pois a leptospirose pode ser assintomática. Porém, quando os sintomas são manifestados é comum a presença de febre alta, dor muscular (especialmente na panturrilha, cabeça e tórax), olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.

Hantavirose: é uma doença potencialmente fatal transmitida aos seres humanos por roedores. Em alguns casos, a hantavirose não manifesta sintomas. Todavia, nas fases iniciais os principais sintomas são: febre alta, dor muscular, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.

Escabiose (sarna): é uma doença infecciosa, causada pelo parasita Sarcoptes scabie, esse parasita alimenta-se de queratina, a proteína que constitui a camada superficial da pele. Os sintomas manifestam-se na pele por meio de pequenas lesões eritematosas quem podem formar uma crosta por causa da coceira.

Peste bubônica:  trata-se de uma doença grave e muitas vezes fatal. É causada pela bactéria da peste, Yersínia pestis, que é transmitida por roedores. A maioria dos indivíduos que não procuram tratamento morre nas 48 horas que sucedem o início dos sintomas. Os sintomas são: febre alta, apatia, vertigens, tremores, intolerância à luz, cefaleia, aumento da frequência cardíaca, cansaço, tosse seca e depois com sangue e aumento dos linfonodos. A doença matou muitas pessoas durante a Idade Média, mas, até nos dias de hoje diversos casos da peste bubônica são registrados.

FOTO DE CAPA: MERAMENTE ILUSTRATIVA

Postar um comentário

0 Comentários