Eficiência ofensiva coloca Flamengo como favorito em duelo equilibrado contra o Fortaleza



 Emparelhados na tabela, Fortaleza e Flamengo se enfrentam no Castelão pela segunda posição do Campeonato Brasileiro. Os visitantes têm três jogos a disputar, mas igualam os donos da casa com 39 pontos.

O duelo deste sábado coloca frente a frente o segundo e o quarto colocados do Brasileirão.

Brigando no topo

O Fortaleza está entre os melhores mandantes do Brasileirão (6 V, 3 E, 2 D, 64%), com o quinto melhor ataque (17 GP, 1,55) e a oitava melhor defesa (10 gols sofridos, 0,91)

O Flamengo é o terceiro melhor visitante (5 V, 3 E, 2 D, 60%), com o melhor ataque visitante (21 gols, 2,10) e a quarta melhor defesa (8 gols sofridos, 0,80).

Vojvoda surpreendeu a todos com campanha sólida no Fortaleza e tem desafio em casa para se manter no G-4 — Foto: Kid Jr. / SVM

Vojvoda surpreendeu a todos com campanha sólida no Fortaleza e tem desafio em casa para se manter no G-4 — Foto: Kid Jr. / SVM

Duelo de eficiências

Quando mandante, o Fortaleza é o terceiro que mais finaliza (15,5), mas tem eficiência de meio de tabela, com um gol a cada 10,6 conclusões.

O Flamengo é o visitante que mais finaliza (13,8) e ainda tem a maior eficiência visitante, com um gol a cada 6,6 tentativas.

Tem tudo para ser um grande jogo. O Fortaleza é o mandante que menos permite finalizações de adversários (8,0), mas em média sofre um gol a cada 9,8 conclusões, uma resistência abaixo do meio de tabela.

Embora sofra menos de um gol por jogo, estará enfrentando o ataque mais eficaz do campeonato.

Fora de casa, o Flamengo sofre 10,3 finalizações por jogo - segunda menor marca - e leva um gol a cada 12,9 - apenas a oitava resistência.

Renato Gaúcho está vivo em todas as competições de 2021, mas tem missão difícil contra o Fortaleza para não deixar o líder Galo desgarrar — Foto: REUTERS/Cesar Olmedo

Renato Gaúcho está vivo em todas as competições de 2021, mas tem missão difícil contra o Fortaleza para não deixar o líder Galo desgarrar — Foto: REUTERS/Cesar Olmedo

Estilos ofensivos diferentes

O Fortaleza deve encontrar dificuldades já que deve ter de mudar seu estilo de jogo contra o Flamengo, assim como ocorreu contra o Atlético-MG, na 20ª rodada.

Os donos da casa vêm obtendo sucessos a partir do jogo aéreo, tendo marcado dessa forma oito dos últimos dez gols, sem contar pênaltis e faltas diretas.

Acontece que o Flamengo só sofreu a partir de bolas altas quatro dos últimos dez gols.

O jogo do Flamengo é muito rasteiro, em troca de passes, com oito dos últimos dez gols tendo sido marcados assim, e foi dessa maneira que o Fortaleza sofreu seis dos últimos dez.

Probabilidade de cada resultado

  • Fortaleza - 32,6%
  • Empate - 31,1%
  • Flamengo - 36,4%

Metodologia

Para o cálculo das probabilidades de cada resultado, o economista Bruno Imaizumi emprega um modelo estatístico que utiliza uma distribuição de Poisson bivariada combinada com o método de simulação de Monte Carlo. A partir de parâmetros estabelecidos pela análise de mais de 78 mil finalizações em Brasileirões coletadas pelo Espião Estatístico desde 2013, avalia os desempenhos recentes dos times na temporada, utilizando sobretudo os indicadores de Expectativa de Gol (xG).


Fonte: ge

Postar um comentário

0 Comentários