Banner

MP de Rondônia empossa Alzir Marques Cavalcante Júnior como procurador de Justiça

 O Colégio de Procuradores do Ministério Público de Rondônia empossou nesta segunda-feira (25) o promotor Alzir Marques Cavalcante Júnior no cargo de procurador de Justiça. O ato ocorreu em sessão solene do órgão superior, na sede da Instituição, em formato semipresencial.

A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, presidente do Colégio de Procuradores, tendo sido prestigiada, de modo virtual, por integrantes dos Poderes Executivo e Judiciário, Tribunal de Contas e Ordem dos Advogados do Brasil.

O Termo de Posse foi lido pelo procurador Francisco Esmone Teixeira, que guiou o empossando em juramento para, após, colher sua assinatura e entregar-lhe a credencial funcional. Já investido no cargo, o novo procurador de Justiça foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público, no Grau Grã-Cruz.

Ao fazer uso da palavra, Alzir Marques Cavalcante Júnior falou do orgulho em ser o primeiro rondoniense a integrar o Colégio de Procuradores do MPRO, acrescentando ser oriundo também da primeira turma do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Em seu discurso, falou das experiências e conhecimento adquiridos em três décadas de atuação do MP, que agora o acompanharão nas atividades no segundo grau. Lembrou da trajetória de quase 20 anos na Promotoria de Defesa da Probidade Administrativa e ressaltou a constante interlocução com outros órgãos de controle como uma conduta produtiva que pretende manter na nova jornada.

O novo procurador de Justiça fez agradecimentos a colegas que o acompanharam na carreira de promotor, ao corpo de servidores que o assessora e aos familiares. Ao final de sua fala, renovou o comprometimento com o Ministério Público rondoniense. “Para o futuro, reafirmo meu compromisso em lutar pelos ideais do Ministério Público. Certamente, não mais com a energia de um jovem de 23 anos, mas, em compensação, com a temperança reflexiva que só os anos poderiam me conferir”, afirmou.

Contemporâneo de turma do empossado, oriundo do quinto concurso de ingresso na carreira do MPRO, o Subprocurador-Geral de Justiça, Eriberto Gomes Barroso, recebeu do procurador-geral de Justiça a missão de saudar Alzir Marques em nome do Colégio de Procuradores.

Após agradecer pela deferência, falou do orgulho para órgão em receber tão competente integrante. O subprocurador ressaltou a dedicação e denodo do empossado, sublinhando seu desempenho nas Promotorias de Justiça pelas quais passou e também como Procurador de Justiça convocado, há cinco anos.

Eriberto Gomes Barroso discorreu sobre o período em que Alzir Marques tomou posse no Ministério Público de Rondônia, se referindo ao momento como uma fase de construção de alicerces para a Instituição a fim de que fosse possível acompanhar de forma sólida o desenvolvimento do Estado. “Dr Alzir se empenhou como um bom soldado em sua atuação no interior do Estado, sem registrar mácula, com extrema competência e dedicação”.

Ao endossar a experiência do empossado, pontuou o conhecimento do novo procurador na área da Probidade. “Eu, inclusive, me sinto um de seus discípulos nesse campo. Vossa excelência, ao longo dos anos, trouxe a marca da Justiça ao Ministério Público de Rondônia”, disse ao novo procurador.

O procurador de Justiça empossado também foi saudado pelo Decano do Colégio de Procuradores, Edmilson José de Matos Fonseca, que destacou os bons serviços prestados à sociedade por Alzir Marques ainda no cargo de promotor.

Na cerimônia, o empossado recebeu os cumprimentos do promotor Marcelo Lincoln Guidio, no ato, representando a Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro). “A Ampro felicita Alzir Marques Cavalcante Júnior, colocando-se à disposição para somar e auxiliar em tudo que for possível”, disse.



Também fez uso da palavra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Rondônia (OAB/RO), advogado Elton José Assis, que desejou sucesso ao novo procurador de Justiça e falou da parceria respeitosa da OAB com o MP.

Compuseram mesa de honra virtual o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, conselheiro Paulo Curi Neto; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira de Medeiros; o subdefensor público-Geral do Estado de Rondônia, Diego de Azevedo Simão; o secretário-chefe da Casa Militar, no ato representando o governador Marcos Rocha, Valdemar Carlos de Góis; e, ainda, o representante da Capitania Fluvial de Porto Velho, Sargento Guimarães.

Histórico – Alzir Marques Cavalcante Júnior ingressou no Ministério Público de Rondônia em 1992, após ser aprovado no V Concurso para promotores de Justiça da Instituição. Passou pelas comarcas de Rolim de Moura e Jaru, até ser promovido para Porto Velho, em 1996, onde, inicialmente, exerceu atividades nas promotorias com atribuição no Tribunal do Júri.

Em 1998, foi titularizado na Promotoria de Defesa da Probidade Administrativa. Em 2005, foi diretor do Centro de Atividades Judiciais (CAEJ). Em 2015, foi convocado para atuar na 3ª Procuradoria de Justiça – Câmara Especial, onde exerceu suas atividades até a promoção ao cargo de procurador de Justiça.

Postar um comentário

0 Comentários