Banner

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE NOVEMBRO!


 

COMEMORA-SE

Dia do Inventor. Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro – R2. Católicos lembram Mãe de Deus de Cazã, São Vital, Santa Agrícola e São Carlos Borromeu.

RONDÔNIA

Em 1939 falece o médico Belisário Pena. Em 1910 esteve em Porto Velho, com Osvaldo Cruz, implantando o combate contra a malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1968 – O presidente Artur da Costa e Silva promulga a Lei n.º 5.523, criando a Centrais Elétricas de Rondônia, tendo como acionista majoritário o Governo do Território.

BRASIL

1924 — Fundação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).  2003 – Morre a jornalista Rachel de Queiroz, escritora e primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

MUNDO

1737 —Inaugurado o Teatro San Carlo, a mais antiga casa de ópera da Europa, em Nápoles. 1847 — James Young Simpson (Escócia), descobre as propriedades anestéºsicas do clorofórmio. 1869 — Circula a 1ª edição  da revista científica Nature.   1939 — Lançado o 1º carro com ar condicionado. em Chicago. 1946 – Criada a Unesco -  Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. 

FOTO DO DIA

Em 1924 é criada a União dos Escoteiros do Brasil, cuja missão é “Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira”. Em Rondônia, em 1950 foi criado o primeiro grupo escoteiro pelo juiz Joel Quaresma de Moura e pelo senhor Esmite Bento de Melo. Com um interstício, o movimento é refundado em 1984, surgindo o primeiro grupo, o Avalon 01/RO. Hoje são nove grupos, três no interior, em Cerejeiras, Urupá e em Ariquemes. Os outros seis, em Porto Velho, são o Avalon, o  Catalina 03/RO, o Belmont 10/RO, o  1º de Maio 13/RO, o Leões de Judá; e os recém-criados Melvin Jones e Tribo de Gade. A sede da Região Escoteira/RO fica na Rua José Vieira Chula, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, área de uma nascente do Igarapé Belmont. (Foto Grupo de 1950 com o  chefe Esmite Melo e o padre Miguel – informações da Região Escoteira/RO).

Postar um comentário

0 Comentários