Banner

Projeto do deputado Anderson que transforma Espigão do Oeste em estância turística é sancionado pelo governador

 


Parlamentar destacou a importância da valorização turística na região

O governador do estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), sancionou a Lei Complementar nº 1.099 de 24 de setembro de 2021, de autoria do deputado estadual Anderson Pereira (PROS), que transforma em Estância Turística o município de Espigão D’Oeste. Os municípios que têm o status de instância turística poderão fazer projetos para buscar recursos federais junto a Secretaria da Cultura, em Brasília, para fomentar seu potencial turístico local.

Espigão do Oeste é um município brasileiro localizado na região leste do estado de Rondônia. Com uma população de 33.030 habitantes, a cidade é conhecida por ser povoada por descendentes de pomeranos. É o 13º município mais populoso de Rondônia, porém detém o 11º maior PIB (Produto Interno Bruto) e um dos dez que mais cresce no Estado.

Vale ressaltar a importância da valorização turística do município, explorando as belezas naturais da cidade como o Rio Roosevelt, Rio 14 de abril, Rio Ribeirão Grande, Rio Riozinho, Rio Palmares e o Rio Kernit, que nascem no município.

Todos anos é realizada a tradicional festa pomerana, e nos dias de festa há casamentos e danças pomeranas, show musical, desfile para a escolha da garota pomerana, comidas, artesanatos típicos, competição esportiva tradicional e várias apresentações artísticas da cultura deste povo.

Para enriquecer ainda mais a cultura do município, é realizado todos os anos os jogos indígenas que acontecem dentro da reserva Roosevelt e conta com a participação dos povos Cinta Larga, Suruí e Apurinã. Fazem parte do evento, danças tradicionais, provas de arco e flecha, cabo de guerra e jogos de futebol e vôlei.

O deputado cita que, para alcançar esse cenário promissor, o município precisa fomentar o desenvolvimento da atividade turística de estruturação da cidade para o melhor recebimento da atividade. O parlamentar dá como exemplo, o incremento da comercialização de novos produtos turísticos a serem criados pelas iniciativas, pública e privada.

“A atividade turística começará a trazer os benefícios econômicos, o aumento das receitas, conforme anseia os moradores de Espigão D’Oeste. Esperamos que o município realmente se consolide como um destino turístico reconhecido regionalmente e até quem sabe, nacionalmente, fazendo prevalecer valores de sustentabilidade, excelência, conservação e respeito aos patrimônios culturais, ambientais e sociais definidos pela população Espigãoense”, concluiu Anderson Pereira.

Texto: Assessoria

Foto: ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários